quarta-feira, 31 de março de 2010

Diversidade e Racismo



Geralmente pensamos que o racismo é somente a diferença que nós mesmos fazemos entre as pessoas negras e brancas, o que não é verdade.
Racismo é o que viemos a praticar quando achamos que pessoas de cores , etnias,sexualidade, religiões diferentes são melhores ou piores que nós. Porque uma pessoa possui uma dessas características, não significa absolutamente nada, na verdade não faz diferença entre nenhum ser humano, somos todos de uma só raça: a raça HUMANA.
No dia-a-dia não é tão fácil perceber o que nós humanos fazemos para com os outros, não enxergamos a enorme diferença que fazemos por motivos tão fúteis os quais nós próprios também possuímos, ninguém é igual a ninguém nesse mundo, somos todos diferentes, e é essa nossa maior e melhor essência, a diferença!
Ninguém percebe que a diferença entre as pessoas não é um defeito, sermos de cores, raças e religiões diferentes é nossa maior singularidade. Enquanto discriminamos pessoas por tais diferenças, as mesmas cujo são nosso alvo, nos fazem o seu próprio alvo, quando na verdade, somos tão diferentes e ao mesmo tempo, tão iguais, todos possuímos uma coisa em comum, além de tantas, um coração.....
Quantas vezes não percebemos que as famosas piadinhas sobre portugueses, negros, japoneses, loiras e demais, na realidade são de nós próprios. Quem disser que não possui uma característica dessas, nem sequer conhece sua origem profundamente, nossa... todos somos feitos de carne e osso, movidos pela mesma coisa, não idéias, mas alma.
Racismo é um tipo de analfabetismo universal, é como se a humanidade não tivesse sido preparada para enfrentar as diversidades as quais existem no caminho de qualquer um que venha a este mundo.
Poder reconhecer que todos somos iguais é como se fosse um trunfo para humanidade, esse analfabetismo universal é culpa de quem? Adivinhem.... Nossa! Só nossa e de mais ninguém. Quem inventa esse tipo de diferença é realmente digno de pena, pois não reconhece sua própria essência.
Acredito que esse tipo de "rivalidade não passa de "medo". É isso mesmo, medo! A incapacidade de compartilhar esse mundo só pode ser gerada por medo, medo de que mesmo? De descobrir que existe alguém superior, o que não é verdade. O fato de julgarmos alguém pela diferença, já nos torna inferiores a esse alguém.
Quem sabe, ao invés de cada vez mais distribuirmos esse tipo de sentimento de julgamento indevido por qualidades, não espalhamos a alegria de sermos todos diferentes?
E viva a Diversidade!

Um comentário:

  1. Oi Milahhhh.....
    Adoramos esta postagem! Ainda mais porque eu sou loira e meu marido é negro, isso mostra que não temos problema algum em relação a discriminação.
    Porém o próprio sistema mostra ao contrário, na Tv por exemplo é bem difícil ver casais mistos é bem raro tipo: negro e branco, japonês e negro e assim vai. Alguns filmes já estão diversificando os casais, mas na mídia ainda é bem limitado.
    Este Pré-Conceito é formado já no berço, pois conheço pais que gostam de negros mais não aceitariam que seus filhos namorassem com os mesmos. Minhas amigas começaram a ficar com negros depois que conheceram meu marido, as vezes me da até ciúmes porque elas ficam querendo comparar os namorados delas com o meu e ficam decepcionadas, ai me perguntam? "Ei o Black tem um irmão ou primo solteiro? hahaha" mas resumindo o préconceito é o medo do desconhecido, procure semear a paz e distribuir amor e carinho que seu frutos colhidos serão os mais belos. "Trate o próximo da mesma maneira que vc gostaria de ser tratado"
    Bjos Flor e adoramos o seu espaço.
    Loira e Nego

    ResponderExcluir